08 outubro 2008

Moonlight Sonata 3rd Movement- Beethoven

Tocada por Vladimir Horowitz. Sinceramente, é dificil eu gostar de um solo de piano; mas dizer o que? É Beethoven!!! Dificil é conseguir definir e expressar bem as cores, a semantica dessa música extraordinária; ela tem uma linguagem própria, quase inalcansável!

Sonata de Luar (Moonlight Sonata) expressa bem uma imensidão vasta de sentimentos, sensações e pensamentos, mais melancólicos, certamente, uma biografia desses momentos na vida de Beethoven. O ritmo é interessante, ele é bem discreto, suave, mas ao mesmo tempo parece sempre estar indefinido. Lembra muito a idéia de alguem chorando, se lamentando sobre algo bem forte mesmo, talvez arrependido; e os pensamentos são diversos, não fluem de forma constante, de repente, surge uma angústia nova, ou ele repensa naquilo e chora mais ainda. Tem uns 'arcodes' que não consigo interpretar de outro jeito além de lágrimas, a pessoa limpando-as com as mãos, enquanto está com corisa; é uma troca constante de intensidades. Contudo é muito misterioso, a cor verdadeira até que consigo ver, ouvindo a música; mas não sei descrevê-la com palavras. É um poema que só a música diz!

Nesse último movimento (terceiro), Presto Agitado, é rápido, notas fortemente acentuadas; mostrando meio que o estágio ápice da coisa; uma acentuação tão feroz que impressiona. É como se estivesse ao ponto de suar sangue, desmaiar de sofrimento, rasgra as roupas. É um constraste com a maravilhosa paisagem, o luar, uma lua cheia provavelmente, clareando as sombras do coração de Beethoven. E como que um lubo uivando em angústia começa a gritar: "Por que?" E esse por que é profundo demais... daria um bom sermão. O mais incrivel é a repertória, pois o som do piano se enquadra perfeitamente; não consigo imaginar as mesmas cores em qualquer outro instrumento.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Download
Tamanho: 6,9 mb
Qualidade: 128 kbps

0 comentários: