08 outubro 2008

The Firebird Suite

The Firebird, de Stravinsky; sinceramente, fico muito com os dois pés atrás para com essa música; Meio que narrando uma jornada, uma jornada bem surreal, num mundo, numa natureza bem fantasiosa; cheio de tenso e certo suspense. E tem sempre essa idéia meio que presente do Firebird (passaro de fogo), que se for notar bem tráz umas idéias muito demoniacas, principalmente por expressas de forma incrivelmente sutil e bela, mas em algumas notas você percebe como que se o que realmente ouvesse no fundo do coração são algumas intensões e características muito semelhantes ao que vemos nos demonios na luta do Grande Conflito (claro, talvez só um cristão perceberia isso... e talvez, não fora nada intencional ao compositor - o que me deixa com o pé ainda mais atrás).

Essa música me assusta, de certo modo, um pouco, com tudo a narrativa que faz do herói, alguns harmonicos e figuras que se vê na música é muito 10. Como diz meu amigo: "Essa música é extraordinária." A forma como ela combina meio que um bucólico-imaginário com, uma tensão um pocado salpicado com suspense; é extraordinário, você fica naquela interrogação quando a música te pergunta o que virá... pois ela parece nunca sugerir o que virá a seguir. E muitas vezes as respostas são impressionantes, inexperadas.

Talvez, se eu estudar melhor a peça, conhecer melhor os personagens, como o Firebird, principe Ivan... mas sinceramente, não gosto nem um pouco de ver ballet; isso desvia a mente. Aliás, acho essa música muito imprópria para se ouvir, mas ela é incrível.

Download
Tamanho: 21,4 mb
Qualidade: 128 kbps

0 comentários: