08 outubro 2008

Mahler - Sinfonia n 5 Adagleto

A mais conhecida das sinfonias de Gustav Mahler; contudo confeço, eu nunca consigo entender essa música, ela é muito grandiosa, tem muitas coisas curiosas e desconhecidas; mistura muitas cores e muitas coisas diferentes que não conheço. É uma música muito cativante, você se envolve, penetra, é tomado pela música. Confeço que durante ela, se eu prestar atenção, é como se fosse dominado pela música, ela passasse a ditar minha vida; é como se fosse para um outro mundo, o mundo de Mahler, e ficasse nele o tempo todo, ao mesmo tempo, que na vida real, parece que o tempo parou, não passa; mas porque estou no mundo de Mahler.

Algo interessante dessa música é que tal deixa muito claro o quanto esse mundo é incompleto. Nos mostrando algumas coisas, muito boas, que nos faz sentir muito bem, cores que não encontramos aqui; mas que não há aqui; só nesse mundo no qual chegamos pela música. Isso me faz ter um serto desdém e desprendimento para com esse mundo, é como se disse ("Na música de Mahler eu vejo mais"). É nem um fugere urben, mas um "fugere mundo".

É demais. As harmonias, a forte presença do trombone, trompa, trompete, tuba... nossa! É de tirar o folego, literalmente! Ali no finalzinho, nos últimos 2 minutos, fazem umas harmonias, sobretudo aquela que está aos [12:24 - 13min], ual! Literalmente, seguro a respiração por alguns segundos, o efeito daquele crescente e aquela harmonia no topo... ual! Contudo, tenho que confeçar, Mahler é mesmo uma música muito sedutora, cuidado; pois eu não tenho tomado muito.

Download
Tamanho: 16,1 mb
Qualidade: 190 kbps

0 comentários: