Bem, entre os meus favoritos compositores, estão no topo, Bruckner e Sibelius, sem sombras de dúvida. Há muitas coisas que já disse sobre este compositor finlandês, qual compôs o que hoje é o hino nacional desta nação nórdica, fria, gelada, e ao mesmo tempo, de incriveis paisagens. Sua incriveis sinfonias são realmente incriveis, é uma melhor que a outra. Bem, está em especial eu ouvi muito pouco para ter ainda alguma posição , ou encontrar alguma poesia para tentar descrevê-la. Mas vale muito a pena a ver, é grande, nos faz pensar em grandes obras, como a Sinfonia 5 de Beethoven e os primeiros movimentos de sua nona. Coisas grandes como, o organistico finale da 4ª de Bruckner, alias, compare o final destas duas obras (não há uma grande semelhança?). Bem, paro por aqui... para não transcorrer numa longa retórica, um tanto ainda imatura para falar desta obra. Mas pelo menos, ouça o finalzinho, a partir dos 18 minutos, no segundo video... é o final do 4º movimento, olha o Bernstein, o que ele está fazendo? Parece que está regendo? Parece até que esqueceu de reger, parece que está apenas apreciando ouvindo, um enorme prazer, um transbordamento de grandes e incriveis impressões ocorrem em sua mente. Parece até que está simplesmente orando, agradecendo a Deus por aquele momento, por aquele som, aquele momento de algum tipo de 'compartilhamento', algo grandioso, incrivel, que está emanando, grandioso. Sim! É tremendamente belo!!! Ouvi várias vezes esse ultimo pedaço no volume no máximo... ai de meus ouvidos se ousar não suportar o volume, que agora mesmo os forneço. - Calorosos aplausos merecidos!
Comentários de meu grande amigo Vinícius Penegaci: "maravilhoso.. graças a Deus temos ainda o que nos tira o folego neste mundo.."
Comentários de meu grande amigo Vinícius Penegaci: "maravilhoso.. graças a Deus temos ainda o que nos tira o folego neste mundo.."
Movimentos 1 e 2
Movimentos 3 e 4
0 comentários:
Postar um comentário