Conheci esse autor, e essa obra dele num CD da Coleção Grandes Compositores da Música Clássica da Abril. Vem ali um pouco sobre a sua biografia, era uma pessoa fortemente ligada ao exoterismo, horoscopo e essas coisas. E então, resolveu fazer essa suite em prol de mostrar o significado de cada planeta de acordo com sua ideologodia do horoscopo. Bem, todavia, apenas Marte e Jupiter ficaram muito famoso, os outros nem tantos.
Bem, eu particularmente gosto muito dessa. Por dois motivos: (1) INTENSIDADADE E DRAMA. Se você procura uma SUPER MÚSICA para trincar seus ossos, te esbugalhar os olhos... sobretudo em pensar no PESO dos metais (sim, há coisas escritas com a marcação FFFF). Além do super carater marcial, é uma marcha de dar inveja em qualquer compositor de marcha - no bom sentido. A marcação das caixas, com os trompetes em unissono com madeiras e violinos, com ataques de tercinas estacadas como se cortassem o ar com tiros ou gritos, causa um drama incrivel! Alias, marcação qual foi COPIADA na trilha sonora do filme "O Gladiador" na cena em que eles estão lutando no Colisseu. E (2), é incrivel a linguagem dessa música, você pode não ter nenhuma afinade com música e consegue interpretar claramente o terror desta música, o incrivel drama, os suspenses, das mudanças cromáticas, aqueles drama daquela coisa crescente, como se um objeto no fundo estivesse crescendo, ou nós indo até tal, o contrário; mas é sombrio, escuro, não sabe muito bem o que esperar dele, mas é um grande terror! É bélico! É militar! É realmente como se estivesse nos avisando com o encontro da maior baratalha, de uma super guerra. Cuidado! Crianças podem ter um treco ouvindo isso, imagino. Ficou bem claro essa ideia de um contexto extremamente caótico de deixar as pessoas atonicas e em panico, impor a seriedade da questão: "A Guerra está vindo ao seu quintal!"
Coloquei duas versões que encontrei no youtube. Uma da Proms, bem incrivel, ficou mais frio no sentido, de você sofrer "agulhadas" ouvindo, achei que os graves ficaram melhores, com mais peso. O outro video é uma com a Sinfonica de Chicago, que ao meu ver caprichou mais nas dinamicas de intensidade, e estava mais algo para fogo, flamejante, gritos estéricos, ficou tão incendiario que ficou dificil distinguir os instrumentos; mas não gostei muito dos sons dos trombonetes, ficou muito rachadão; provavelmente questão de instrumento & bocal que não aguentava tanto volume sem rachar.
Imagine uma música com o seguinte nipe de metais:
4 trompetes
3 trombones (1 baixo)
2 tubas (uma tenor = bombardino)
6 trompas
fora a percussão super forte, com até um gomgo.
Boa apreciação.
Caso queira tocar ou ver as partituras, acesse: IMSLP
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