04 maio 2010

Haydn - Die Sieben Letzten Worte (IMPERDÍVEL)

A tradução dessa cantata/oratório sacra é "As últimas palavras de Cristo antes de morrer" (algo assim). Até então eu a conhecia apenas numa versão instrumental de quarteto de cordas; bonito, mas música de camera não me agrada muito (é dificil, mas não impossível); é como se há [no Evandro] sempre uma busca por um som de uma massa orquestral, com aquela profundidade harmonica de trincar/rachar as células (não que isso signifique volume)... e se tratando de música para coral, sem o coral fica meio sem sentido (claro, há particularidades, como varias obras de Bach, Haendel...). Até que chegou um dia e vejo esta versão para orquestra e coral no site P. Q. P. Bach.

A qualidade sonora desta gravação é absurdamente excelente! Com um BOM fone de ouvido ou aparelho de som, dá até um pouco a impressão de ser ao vivo dentro da sala de concerto. [a captação dos graves está excelente] A harmonia, orquestração feita, assim como o coral, está tão extraordinário, que satisfez todas as espectativas de cada célula minha, cada uma vibrou e ficou muda; e a vontade foi de parar tudo, fechar os olhos e ouvir de joelhos esta obra magnifica, extraordinária, com uma qualidade sonora surpreendente.

Eu sei que há muita gente com preconceito quanto a música sacra, sobretudo, as clássicas. Muitos conhecem Haydn pelo Concerto para Trumpete, mas insisto em dizer que todo ouvido humano deveria apreciar pelo menos uma vez nessa vida esta música. Sem mais, palavras, sem saber o que dizer, descrever, dessa interpretação sensacional... apenas recomendo: "Ouça! É imperdível."

Solitas:
Inga Nielsen - Soprano
Margareta Hintermeier - Alto
Anthony Rolfe-Johnson - Tenor
Robert Holl - Bass
Orquestra:
Concentus Musicus Wien
Coral:
Arnold Schoenberg Choir
Regente:
Nikolaus Harnoncourt - Direktor


Download

0 comentários: