08 setembro 2010

Sinfonia 1 de Mahler - TItan (Titã)

Sabe, há coisas que dificilmente nos convence acreditar em "obras do acaso", ou "pura genialidade meramente humana". Você pode ir nos mais expetaculares lugares da Terra, observar o céu estrelado de um lugar perfeito para isso, entre tantas outras coisas. Mas há algo que eu digo ser unicamente único que não se pode ver, nem encontrar em nenhum outro lugar, e é "a música"; ou melhor, ao meu ver, um legado que Deus deixou a humanidade para sentirmos o gostinho do Céu. E poderia destacar várias músicas... como o 3º movimento da 9ª de Beethoven, o 1º e 4º mov. da 4ª de Bruckner e o 3ºmov. de sua 8ª; entre tantos outros, como a 9ª de Dvorak... bem a lista é enorme. Mas entre elas, uma eu diria se destacar muito, mas muito mesmo, é a 1ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Gosto mais da 1ª do que da famosa 5ª, as demais de Mahler não me agradam muito. Mas esta primeira sinfonia é algo simplesmente astronomico! A beleza do primeiro movimento, a forma tão suave, bela, gostosa como a música se desenrola, numa verdadeira viagem, passando por vários temas importantissimos da vida, e sempre chegando em algo maior... e terminando com algo simplesmente grande, um tanto que misterioso, mas em tom festivo... é quase que uma celebração a vida. É uma daquelas músicas que realmente te deixam para cima sem forçar a barra, apenas com o peso das idéias e de como os temas são tratados. É uma música que simplesmente não canso de ouvir - já cheguei a ouvi-la 3x seguidas.

Bem, não vou ousar a falar tudo o que essa música já me fez pensar.

Considero-a IMPERDÍVEL, para todo o ser que tem ouvidos e pode escutar música. E disponibilizo aqui uma interpretação e regência de Mariss Jansons, com a Royal Concertgebouw Orchestra, que é a melhor gravação desta música que passou pelos meus ouvidos.

Desfrute-a, apenas tome cuidado para não ouvi-la muito baixo... você precisa reparar nos vários detalhes.

Download
Fonte: PQP Bach

0 comentários: