28 outubro 2009

8ª Sinfonia de Mahler

Ouvi ontem e já rendeu esse post. Pois não há como ficar impressionado! Pouco conheço de Mahler, vamos dizer que conheço mais a sua 5ª sinfonia; mas ontem deu uma na minha cabeça “vamos entrar no mundo de Mahler”; após algumas conversas que tive com músicos. Quem toca metal é fascinado por Mahler, foi o que percebi. Bem, o nipe dessa sinfonia é monstruoso, conhecido como a Sinfonia de um mil, referido aos mil músicos – praticamente – necessário para executá-la (orquestra + coral + solistas); dos quais, são 8 trompas, 8 trompetes (4 fora do palco), 7 trombones (3 fora do palco) mais 1 tuba.

Ainda está muito cedo, tenho que ouvir ainda várias vezes, ouvir outras interpretações dessa obra magnífica; ai sim vou fazer uma analise. Mas atente-se para essa música, é tudo extraordinário, o movimento, o virtuosismo, a letra, não gosto muito desses solos vocais (principalmente de soprano) que ficavam fazendo muita voltinha e vibratos; mas nessa musica... o coração quase sai pela boca. A principio vejo nessa obra como a grande obra religiosa, mensagem, deixada por esse homem a humanidade com a idéia do Salmo de Davi no qual invoca a tudo o que tem folego e produz som a louvar o Deus Criador. Talvez, um complemento a nona de Beethoven, pois se a de Beethoven volta-se mais para o amor para com o próximo, nesta, Mahler volta-se mais para o Deus Criador.

Sem fonte ou postagem própria. Encaminho-lhes, para está publicação feita no blog/site P.Q.P. Bach.

Download


E quanto a sinfonia, recomendo que leiam sobre ela nesse link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Symphony_No._8_(Mahler)

Quanto a Mahler, um pouco sobre sua história aqui:
http://www.classicos.hpg.ig.com.br/mahler.htm


No link do Wikipedia há a letra no original e traduzida em inglês. Bem, traduzi no Google para o português, disponibilizo abaixo. Notará uma adoração a "Virgem Mária", e nisso, é bom lembrar que Mahler converteu-se ao catolicismo.
Letra em português

0 comentários: