14 novembro 2008

Coral ACASP

O coral ACASP (Associação Coral Adventista São Paulo) oa meu ver, o melhor coral nacional que conheço, uma grande referência e inspiração; e que me entristece ao ver pessoas e corais que não buscam seguir este caminho. Nunca esqueço o primeiro contato que tive com eles. Estava indo para a igreja numa tarde, ao virar uma esquina eis que ouço um intenso som, mesmo que baixo ecoando pelos prédios. Conforme percorro os 300 metros até a igreja, o som aumenta, ao chegar em frente a igreja, era como se estivesse com na sala com o HomeTheater ligado e muito mais, a ressonância do som fazia com que cada célula do meu corpo, literalmente, vibrar.

Fiquei impressionado, subo as escadas, e eis que ali, haviam umas 45 pessoas talvez, bem dispersas entre os bancos, longes uma das outras, sentadas, como se estivessem "só dando uma passada", e presenciei o ensaio deles por uns 30 minutos que formidáveis; era um som, que espantaria, que travaria qualquer oponente, diante de tamanha potência, voz, expressão, interpretação. E o regente ainda dizendo "Que é isso? Parece que depois da feijoada ficaram sonolentos." - Sonolentos? Se aquilo era sono, o que é que estava por vir? Depois de um tempo, então iniciou a programação deles, uma cantata sobre a vida de Jesus. Nossa. Fora aproximadamente 1hora, que passara num estacato. Eu nunca havia presenciado nada parecido. Sem microfone, nada, e só a potencia daquelas vozes, a harmonia e afinaçõa feita, parecia que os pilares e vidraças de toda construção viria ao chão. Ao mesmo tempo, que a música suavemente entrava em meus ouvidos.

Daquele dia em diante, passei a ter uma consideração muito especial por tal coral e o desejo de participar dele. Contudo, apenas tive a oportunidade de ouvi-lo uma segunda vez numa cantata de natal; isso já fazem uns 2, 3 anos.
Bem, eles reformaram o site. E agora disponibilizam várias músicas que eles cantaram. Recomendo a todos, é imperdivel. Contudo, o mp3, não é nem 3% do que realmente é ao vivo.

Músicas do ACASP

Também tenho, duas músicas demonstração deles, bem curtinhas:
Que segurança
O Senhor é a minha luz

3 comentários:

Rodrigo Regis disse...

Olá Evandro, meu nome é Rodrigo, fiquei impressionado com a sinceridade de suas palavras.
Canto no coral ACASP e estou criando um blog dele, gostaria de sua ajuda para eu deixa-lo tao bonito quanto o seu.
Fiquei muito feliz com suas palavras e com seu belíssimo blog.
o link do blog do coral é www.coralacasp.blogspot.com
abraços

Anônimo disse...

Olá Evandro, chamo-me Madai Alencar, e não pude deixar de comentar o seu post. Sou membro do coral ACASP e agradeço sua consideração. Além de cantora, sou responsável pela diretoria social, e redatora do informe mensal do coral, gostaria de lhe convidar para mandar um 'alô' para aos coralistas através do informe, seria muito legal.

Tenha uma ótima semana.

Madai Alencar

madai_alencar@yahoo.com.br

Itanel disse...

Ola Evandro, tudo bem?

Gostei MUITO deste teu comentário sobre o Coral ACASP. Sou ex-membro do coral onde cantei por mais de 20 anos. Me fez muito bem ler o teu depoimento. Tenho no coração que os Anjos de Deus fazem a ACASP soar como soa mais o trabalho "incansável" do maestro Flávio Garcia e sua esposa Sra. Dilza Garcia.

Gostei também do teu Blog. Um trabalho louvável.

Gostaria de ter contato com você sobre isso tudo, você poderia me escrever?

Um abraço e que Deus o abençoe MUITO!