07 setembro 2008

Aprendendo Trompete

Aula de Trompete / Aprenda Trompete / Tocando Trompete / Exercícios Trompete
Disponibilizei vários exercícios e musicas simples para exercitar e treinar trompete. Principalmente para novatos. Vai trabalhar principalmente com escapa de dó, algo bem light e simples. Mas que com o tempo gera bons resultados. Foi como comecei.
Há vários audios, no qual eu falo sobre o exercicio e gravo tocando. E outros, que estão em midi ou Encore, normalmente afinado em dó (piano). Mas pode-se ler justo, sem se preocupar com transposição. Esse não é o objetivo agora.
E certamente com o tempo irei disponibilzando mais e mais coisas.


[Link Pasta] (4shared)


22/12/2009

Bem, praticamente um ano se passou depois desse post. Muita coisa mudou, muita melhorei. Infelizmente, não consegui ensaiar mais, devido a correria do dia-dia. Mas no segundo semestre desse ano sobretudo desenvolvi muito. Quando li alguns artigos sobre embocadura, comecei a treinar uns arranjos complicadinhos para a pequena orquestra da igreja, e comecei a fazer mais exercicios de notas longas.

Treinar as notas longas fez muita diferença. A primeira, e talvez a mais importante, foi a resistencia. Junto com uma embocadura correta, endurecendo a musculatura de sustentação e deixando o labio superior sem apertar e com o minimo de pressão nele; a resistência aumentou MUITO; de modo, que consegui ensaiar agora 3, 4, 5 horas tranquilo, e sem perfer a frexibilidade para os agudos - antes 2 horas eram impossível.

Comecei fazendo exercicios de notas longas como um amigo trompetista e estudante tambem recomendou. Faça suba de nota a nota, do Dó 1 até o Dó 3 e descendo posteriormente até o Dó 1. Só que em cada nota, tome todo o folego antes de atacar, ataque sem a lingua, fazendo o som surgir "do nada" e vai crescendo até um mf e ai segure a nota tentando manter a afinação até esgotar todo o ar e voce ficar azul. Dê alguns segundos para se recompor e vai para a próxima nota. - Acredite! Em 1 semana isso fez uma DIFERENÇA ABSURDA!

Depois eu comecei a achar muito chato ficar fazendo isso, fora que demorava muito. Foi quando comecei a fazer esses exercicios, de um modo mais divertido (tocando música). Baixei um midi da 4ª de Bruckner, entre outras. Jogo no Sibelius, e tento tocar o trompete 1; se sei que irei treinar algo que exige muito depois, eu faço o trompete 2. Prefiro por tocar o 4º movimento ou o 1º, e de vez em quando, o 3º (no segundo há pouco o que tocar). Alem dessa sinfonia dar muita resistencia, é bem legalzinha, e no final você sente a musculatura da boca bem aquecida.

Após esse aquecimento eu passo a treinar mais articulação e ataque. Normalmente é quando eu vou para o método do Arbans, pois estou estudando essa parte nele agora. Ou então, tenta tocar algo cheio de notas curtas, como o Bolero de Ravel, a 28 do Paganini... entre outros. Por conta própria fico fazendo alguns exercicios de flexibilidade que vem na cabeça; e de execuções técnicas, como vibratos, triades, arpejos, glissanos.

Aí, para finalizar, eu toco algumas músicas; coisas faceis, que já estou acostumado. Seja de alguns arranjos que já toco há um tempo, ou músicas do hinário adventista.

Abaixo, disponibilizo para download. Uma gravação desse tipo de treino que tenho feito nos ultimos 2 meses; e que trouxe MUITOS resultados. Em geral, é de 1 hora no minimo esses ensaios.

Download do audio do treino


Ver também:

Aprendendo Trompete - Parte 2

(e depois veja a parte 3, que há o link na parte 2)

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é muito bom, estou fazendo alguns testes com o que você disponibilizou, mesmo sendo difícil. Comprei meu trompete há pouco tempo e estou sem dinheiro para começar as aulas, até lá de pouco em pouco estou tentando autodidata com as coisas que leio. Gostaria de saber se você tem algumas dicas para quem está tão no início como eu, pelo menos por enquanto...

E. C. O. Schulz disse...

A primeira dica seria realmente encontrar um bom professor, que realmente sabe tocar, é profissional, tem boas referencias, como orquestras, bons grupos, gravadoras ou escolas... para pelo menos este te ensinar a "base", "a mecânica correta"...

e procure estudar todos os dias, pelo menos uns 20min. e sempre fazendo umas pausas, de pelo menos 2min. após tocar uns 5min.; para não exaurir o lábio.

e de inicio, treine muitas e muitas e incansáveis notas longa cheias, bonitas, ressonantes, gordas, brilhantes, profundas, após tomar um bom folego até ficar azul. E melhor ainda se fizer isso com um afinador, para buscar a afinação nas notas...