20 novembro 2010

8ª Sinfonia de Anton Bruckner - The Best!

Desculpem pela colocação um tanto questionável, mas vou ser sincero, eu já ouvi trocentas vezes várias interpretações da 8ª... de vários grandes regentes, porém, ainda sinto a falta de ouvi-la ao vivo, e numa catedral. Até ouvir essa com o Karajan, minha favorita era a do Jochum, em seguida, uma do Celibidache. Mas essa do Karajan conseguiu ser divinamente expressiva, solene, celeste... no 4º movimento, conseguiu produzir uns sons celestes e uma sonoridade fantástica entre o nipe dos metais, especialmente os trompetes que eu não vi em nenhuma das demais... alias, se percebe em toda a música uma exigencia de cada um como se fosse o mais profundo solo, uma verdadeira canção da alma, talvez um oração. O terceiro movimento então... E detalhe, o lugar, uma catedral não foi uma escolha a toa, várias obras de Bruckner ele se inspirava na composição justamente para serem tocadas na igreja - sim, ele era um cara muito religioso - a sonoridade produzida com o eco da profundidade e das pilastras fazem um efeito único. Karajan realmente buscou produzir uma obra perfeita.


Infelizmente não encontrei para download em nenhum lugar. Mas disponibilizo o grande achado no orkut.


Esta sim, como alguns dizem, é para ouvir de olhos fechados, e de joelhos agradecendo a Deus por ter inspirado tal composição e regencia, além da oportunidade de podermos apreciar e contemplar esta fantástica obra de arte. Sinceramente, esta, ao meu ver, em muitos aspectos (sobretudo o espiritual) deixa a 9ª de Beethoven no chinelo.


[Retiro a coloção, a gravação de Jochum, com a de Berlin, voltou a ocupar o primeiro lugar após ouvir mais cautelosamente, algumas vezes as duas gravações.]

1ª Movimento





2ª Movimento





3ª Movimento








4ª Movimento





0 comentários: