03 fevereiro 2013

Bocal (Mouthpiece) Yamaha Custom Japan 16C4-GP

Adquiri este bocal após testar o de um amigo que veio junto ao trompete Yamaha Xeno que ele havia comprado. E me deslumbrei com o bocal, principalmente pela facilidade de tocá-lo, como se fosse um bocal raso, inclusive facilidade de tocar as notas agudas, o conforto labial do ouro e da borda e por possuir uma boa sonoridade apesar de tudo isso, um grande som. E eu usando aparelho ortodôntico até então estava tendo muitíssimos problemas com resistência e tocar a região aguda e logo adquiri ele.

Usei o bocal por 2 anos e não foi o principal bocal que usei neste tempo, usei mais o Schilke Sinfônico M1, um excelente bocal que se adaptou melhor a minha boca e possuí uma textura de som e qualidades mecânicas que uso mais. Mas o que dizer deste excelente bocal?

O Bocal
A parte interna e a borda do bocal são feitos de ouro de ótima qualidade. Todo acabamento e contornos são impecáveis, é um bocal muito bonito, grande, e pesado. Tem uma massa acrescentada, considerado heavy, porém, diferente do que se costuma ver em outros bocais deste tipo, o corpo da massa é menos distribuindo no seu corpo, fica mais concentrado próximo a taça. E nisto, eu percebo 3 diferenciais, comparado a um Bach Heavy:

1. O peso fica mais distribuído na região do lábio isto promove uma embocadura mais fixa e firme, consequentemente mais confortável;
2. Quanto maior a massa e sua distribuição no corpo, mais energia é necessário para se tocar. Ele não é um pesado pesado, é só um pesado - digamos assim. De modo, que tem uma ótima combinação de equilibrio, melhor que o Bach Heavy no meu ver, de modo a exigir menos energia de você, assim não prejudicando sua resistência como é mais comum nos bocais pesados. E também ele não prejudica no volume sonoro é possível se fazer um grande volume sonoro, até maior do que o outro bocal Schilke referido.

3. O corpo adicional que deixa pesado, matematicamente suavisa a onda da vibração, suavisando detalhes como  arranhões no som, articulações mal feitas e dando uma aveludada no som. Os bocais mais pesados com corpo a parte do peso mais longamento distribuido, como em alguns modelos Bach, de certo modo aveludan ou escurecem demais o som, mais próprio para alguns solos mais melancólicos ou fazer um som muito escuro como em algumas obras de jazz e blues; todavia, perde outras caracteristicas, como brilho e aquele 'ardido de ataque' e algumas caracteristicas que normalmente se busca numa obra sinfonica ou para tocar em conjunto; logo este bocal é uma excelente combinação intermediária que cai bem sem deixar a desejar nos dois estilos.


Tocando com o Bocal
A primeira impressão que você tem ao tocar este bocal é o conforto das bordas em ouro... é muito confortavel, parece ser macio. E acredite, para um cara que toca com aparelho ortodontico, ele foi uma grande salvação para muitos momentos que carecia de resistência e estaca com os lábios cansados. A flexibilidade dele é muito boa, quando você flexiona notas distantes legatos você fica impressionado a precisão com qual se muda de uma nota para outra. Tenho um trompete Yamaha também, e percebo muito isso nele também, eles são muito precisos, acredito que a margem de erro para notas é muito pequenos de tais marcas, produzindo uma grande qualidade de afinação. Também a articulação entre as notas, devido a massa pesada é bem suave e suavisa aqueles possíveis arranhos e chiados nas articulações. A minha impressão, ao tocar ele é semelhante a tocar com Bach 1/2 de profundidade intermediária entre um C e D, é um semi-raso mas não deixa de ser fundo, a sua garganta é funda e mais aberta no fundo do cálice, deste modo, dá até uma certa impressão de certo modo que se está tocando o 1C. Detalhando que a garganta mais aberta e funda deixa o som mais lirico, o abre mais permitindo controlar mais o feeling do som e ajuda a controlar as dinâmicas, sobretudo o volume sonoro (normalmente gargantas pequenas, como de cornets limita mais isso). Você tem um bom range, tanto nos graves quanto agudos e intermediários, em nenhuma região deixa a desejar; é um bocal super bem equilibrado. Um dos destaques é que nas notas graves ele não racha o som, como a maioria dos bocais fazem você tem um bom controle e uma sonoridade constante mesmo nos graves; mas se busca uns graves com mais peso ou mais rachado e dark, aconselho outro bocal.

O Som
O bocal tem um grande som é muito parecido com o som de se tocar o 1 1/2 B da Bach em questão a som. As diferenças peculiares são devido ao peso e ao ouro que reveste a parte interna. O ouro amacia o som deixa mais meloso. Gosto desse bocal especialmente para tocar coisas mais melosas, ou para melodias que preciso fazer passagens mais suaves e legadas. A massa extra melhora na projeção do som, dá um brilho a mais, um pouco mais penetrante se você tocar num ambiente que tem muita reverberação tirando um pouco o exagero do que um bocal magro faria numa ambiente assim, caso seja o efeito procurado na música. Todavia, tocar ele num bocal de metal muito leve faz o perder um pouco sua sonoridade fica um som mais seco. Por outro lado, não é um bocal que recomendo para tocar algo mais estilo uma Marcha, algo de caráter mais barulhento, Mahleriano, talvez uma passagem ou outra, onde se busca ouvir mais aqueles ataques e ardidos ou som mais rachado e menos amaciado. No meu ver é uma busca mais para se busca tocar mais solo, ou algo mais meloso, mais de aspecto suave... ou tocar um Jazz mais limpo com um som mais confortavel e cheio para o ouvido do que os bocais muito pequenos e rasos sem abrir mão de uma boa resistência.

Outras fotos


0 comentários: