Nessa última semana de pós-cirurgico eu não tinha a minima sanidade mental para querer ouvir música, ontem até tentei ouvir Bruckner, não deu. Apesar, que foi muito agradável ouvir o 3º mov. da 9ª do Beethoven, das duas melhores interpretações que gosto. Mas ontem a noite já estava com muita fome de música, contudo, procurando repertórios mais suaves, temáticos e espirituosos do que meramente virtuosos e imponentes, pesados (que é preciso de muita disposição para ouvir, como Bruckner, Mahler...). Nessa busca, encontrei esse album no
PQPBach, alguns concertos para violino, entre eles, um dos compositores que mais admiro, Sibelius; aquelas melodias e harmonias singilosas, meio-melosas mas ao tempo geladas, meio campestres, mas que sempre lembra um inverno nórdico, normalmente, são recheadas de espiritualidade. Bem, baixei, e aqui estou eu, ouvindo uma interpretação que nem diria ser impectável, mas absurdamente extraordinária! Não é acima da média, é acima da alta! Esse violinista Heifetz toca violino não só com grande virtuose, mas conseguindo tirar uma tremenda espiritualidade deste.
Dedico este post ao meu amigo e pupilo Lucas Ezidrio que passou na 1ª fase do concurso da ULM para estudar Trombone Erudito.
Repertório:
Jean Sibelius (1865-1957) -Violin concerto in D minor, op. 47
01. 1. Allegro Moderato
02. 2. Adagio Di Molto
03. 3. Allegro Ma Non Tanto
Chicago Symphony Orchestra
Walter Hendi, regente
Sergei Prokofiev (1891-1953) - Violin concerto No. 2 in G minor, op. 63
04. 1. Allegro Moderato
05. 2. Andante Assai
06. 3. Allegro Ben Marcato
Boston Symphony Orchestra
Charles Munch, regente
Alexander Glazunov (1865-1936) - Violin concerto in A minor, op. 82
07. 1. Moderato
08. 2. Andante Sostenuto
09. 3. Tempo 1
10. 4. Allegro
RCA Victor Symphony Orchestra
Walter Hendi, regente
Jascha Heifetz, violino
Download