17 junho 2010

Bruckner - Te Deum

Bem, sou um apreciador da música de Bruckner, creio ser o que consegue expressar uma realigiosidade mais incrivel na música, menos subjetiva, humana possível... tanto é que alguns descrevem como que Bruckner trata de um "outro mundo" incompreensível, indescritível. Qual tem toda aquela religiosadade serena, solene e bela que vemos em Bach, os andamentos viril fortes e naturalmente cativantes que vemos em Beethoven, e toda aquela convicção religiosa e fé em cada nota que vemos em Handel, e tudo se cruza e é exageradamente elevado (tipico do romantismo). Bem, não vou tentar descrever a música de Bruckner, nem tudo o que significa para mim, agora. Mas há uma obra, inegavelmente, religiosa, profundamente religiosa, que tenta produzir uma atmosfera grandiosamente divina celestial e ao mesmo tempo angelical (que se fecharmos bem os olhos dá até para imaginar ou ter uma idéia de seres celestiais interpretando tal música) que é a "Te Deum".

Chamo muito a atenção dessa música para o caráter religioso. E também, em especial, que, através dela, podemos tentar compreender e ter idéias de muitas coisas que vemos nas suas sinfonias (apesar de eu não ver isto, e não gostar, das de número 2 e 3). Nesta introdução da 'Te Deum', há muito, por exemplo, da 4ª, 6ª e 7ª sinfonias. Sendo esta música, mais explicita (com palavras), nos ajuda a compreender melhor as idéias expressas, de Bruckner nas suas demais obras.

Bem, aproveite. E lembre-se, Bruckner, se esculta no último volume. - As janelas precisam tremer. Se dúvida, vai ouvir uma interpretação ao vivo. - para ouvir cada detalhe dos instrumentos, harmonias...



Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Há muitas interpretações disponíveis na Internet, e a que mais me impressiona, em todos os ambitos, sobretudo, na religiosidade, é está do Karajan 1978 com a Fila de Berlim.

Download:
1. "Te Deum laudamus..." - Allegro moderato, C maior
2. "Te ergo quaesumus..." - Moderato, F menor
3. "Aeterna fac cum Sanctis..." - Allegro, D menor
4. Salvum fac populum..." - Moderato, F menor
5. In Te, Domine speravi..." - Mäßig bewegt, C maior

Partitura do vocal (coral + solos) + piano + letra

0 comentários: