30 maio 2010

Mulheres Metaleiras

Quem disse que os metais são instrumentos de homem, aqui está uma prova que não. Há mulherada [lindas] que mandam muito bem, até nos enormes trombones e bombardão. Tocando algumas músicas arranjadas, muito 10, da suite Carmen de Bizet. Que para quem conhece, sabe que é uma obra com melodias muito divertidas e sedutoras.


27 maio 2010

Cartoon Concerto - Bruce Broughton

Quem não acha extraordinário as trilhas sonoras dos desenhos antigos feitos entre 1940 - 1990?

Bem, um dos grandes compositores daquelas músicas foi o Bruce Broughton que nasceu em 1945 (acho que ainda está vivo) nos EUA. Para ter idéia, ele compos a trilha sonora de vários filmes, como Sherlock Homes (1985), Ninguem Segura Este Bebe (94), Moonwalker (do Michel Jackson, em 1988), e claro, de vários desenhos que assistimos em nossa infância.

Mas mais impressionante ainda é esse cd que ele compos... acho que a capa diz por si. E o trabalho técnico, não apenas da orquestra, mas do estudio na equalização é impecável.

É extremamente legal! Divertido mesmo!!! Muito legal mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!! E impressionante, como ele consegue dar tanta semantica, idéias, movimento, ação e efeitos na música... e ao mesmo tempo, nunca parece ser algo forçado ou exagerado, cada sequencia soa naturalmente.

Pior de tudo é que não dá para classificar. É um concerto? Trilha sonora? Uma mistura de ritmos jazz, melodias e brincadeira? E por cima explora todo o arsenal tecnico que a música moderna dispõe (algo que me faz pensar: "Já penssou Bach, Beethoven, Brahms, Bruckner... com o conhecimento tecnico de hoje? Seriam MONSTRUOSAS, suas obras...").

Não é uma obra que não há espiritualidade alguma, isso é nitido, é apenas um passatempo bem divertido, o que foge um pouco do repertório desde blog. Mas ele é tão impressionante, e as vezes vagueia por várias músicas eruditas, como a 1812 de Tchaikovsky na música 5 com um arranjado "animado". É pelo menos uma grande lição de técnica e efeitos que nos ensina  ou propõe muita coisa que podemos aprender, ou até mesmo fazer com nossos queridos instrumentos. E uma lição clara de música objetiva, creio eu que até uma criança consegue interpretar as idéias e sentimentos que essa música impõe.
É IMPRESSIONANTE MESMO!!! E MUIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOOO LEGALL... vocês vão adorar. Caso contrário, podem comentar reclamando (elogiar também).

Link para download: Rapidshare

Faixas:
01 An American Prologue (4:24)
02 Carnaval Presto (6:31)
03 Scherzo Berzeko in 3 Portions (18:38)
04 Outdoor Interlude (8:15)
05 Le Grande Finale in 4 Portions (18:38)
06 Teeny Tiny Coda (1:01)

Fonte: PQP Bach

21 maio 2010

Brincando no Trompete n. k

Ultimos dias antes de por o aparelho tocando um pouco em casa.

Haja Paz na Terra


Ide!


Mensagem ao Mundo


Como Agradecer

04 maio 2010

Haydn - Die Sieben Letzten Worte (IMPERDÍVEL)

A tradução dessa cantata/oratório sacra é "As últimas palavras de Cristo antes de morrer" (algo assim). Até então eu a conhecia apenas numa versão instrumental de quarteto de cordas; bonito, mas música de camera não me agrada muito (é dificil, mas não impossível); é como se há [no Evandro] sempre uma busca por um som de uma massa orquestral, com aquela profundidade harmonica de trincar/rachar as células (não que isso signifique volume)... e se tratando de música para coral, sem o coral fica meio sem sentido (claro, há particularidades, como varias obras de Bach, Haendel...). Até que chegou um dia e vejo esta versão para orquestra e coral no site P. Q. P. Bach.

A qualidade sonora desta gravação é absurdamente excelente! Com um BOM fone de ouvido ou aparelho de som, dá até um pouco a impressão de ser ao vivo dentro da sala de concerto. [a captação dos graves está excelente] A harmonia, orquestração feita, assim como o coral, está tão extraordinário, que satisfez todas as espectativas de cada célula minha, cada uma vibrou e ficou muda; e a vontade foi de parar tudo, fechar os olhos e ouvir de joelhos esta obra magnifica, extraordinária, com uma qualidade sonora surpreendente.

Eu sei que há muita gente com preconceito quanto a música sacra, sobretudo, as clássicas. Muitos conhecem Haydn pelo Concerto para Trumpete, mas insisto em dizer que todo ouvido humano deveria apreciar pelo menos uma vez nessa vida esta música. Sem mais, palavras, sem saber o que dizer, descrever, dessa interpretação sensacional... apenas recomendo: "Ouça! É imperdível."

Solitas:
Inga Nielsen - Soprano
Margareta Hintermeier - Alto
Anthony Rolfe-Johnson - Tenor
Robert Holl - Bass
Orquestra:
Concentus Musicus Wien
Coral:
Arnold Schoenberg Choir
Regente:
Nikolaus Harnoncourt - Direktor


Download

02 maio 2010

Alguns Ensaios do Fim de Semana

Primeiro, ensaio do Pedra Coral da música "Tua Graça".



Em segundo, ensaiando no trompete um arranjo do Aleluia de Haendel.