05 janeiro 2010

Culto de Ação de Graças - 2009

No dia 19/12/2009 realizamos um culto de Ação de Graças na IASD Central Santo André. Foi um evento muito especial, especialmente para nós instrumentistas. Em 2007 iniciou o projeto do conservatório na Igreja e desde o seu inicio, em pouco mais de 2 anos, foi a primeira apresentação mostrando alguns dos frutos desse trabalho. Para tal dia, algo também de especial, foram os arranjos de quatro músicas do hinário ("Tu És Fiel Senhor", "Mansão Sobre o Monte", "Não Desistir" e "Porque Ele Vive"), os quais começamos a ensaiar em Agosto, porém, os ensaios mais intensos foram em Novembro e inicio de Dezembro; para as demais músicas, tocamos as 4 vozes do hinário de mood livre, apenas fizemos uma escala de estrofes e coro (quais instrumentos tocariam em cada).

Para muito de nós, novatos, os arranjos foram uma verdadeira luta; a primeira vista pareciam intocáveis, por nós, muitas figuras dificeis, algumas muito rápidas, tempos muito quebrados e contra-tempos como na "Mansão...", arranjos, em geral, mais puxado para um Big Band. Eu mesmo estava com uma dificuldade de resistência, não conseguia tocar tudo de uma vez, a boca ia embora; isso, no inicio de outubro. Até que comecei a treinar embocadura, notas longas e a tocar a Sinfonia 4 de Bruckner, de modo, que em menos de um mês já tinha resistência de sobra para o repertório. De modo que tal desenvolveu muito, muito mesmo, a todos, num tempo muito curto. Foi uma grande vitória. E dia 19, foi apenas a comemoração, o desfrutar dos resultados.

Metais
Trompete 1: Evandro
Trompete 2: Jonas
Trompa: Fernando
Trombone: Elton

Madeiras
Sax alto 1: Hugo
Sax alto 1: Renato
Sax alto 2: Dennis
Sax alto 2: Jeferson
Sax tenor: Elcio
Flauta: Valéria
Flauta: Michellen
Flauta: Angela

Cordas
Violino: Junior
Violino: Patrizia
Violino: Rafaela
Violão: Rafael

Piano: Cintia
Bateria (teclado):

Arranjos: Dalciomar Stanley

Regente: Pr. Deomiro Storch Jr.
Vocal: Douglas, Marcilio, Ana Paulo e Helen Lima + Pedra Coral + Congregação

Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia Central Santo André
Data: 29/12/2009
Horário: 8h45 - 11h50

Filmagem: Eliezer e Lincon


HA35 - Tu És Fiel Senhor (arranjo)


HA501 - Mansao Sobre o Monte (arranjo)



HA150 - Não Desistir (arranjo)


HA70 - Porque Ele Vive (arranjo)


Saideira - Não Há Amigo Igual a Cristo (HA111)


Saideira - Há Um Dever (HA333)


Saideira - Vencendo Vem Jesus (HA152)


Saideira - Seu Sangue Tem Poder (HA206)



Houveram muitas outras músicas, como uma repetição da "Tu És Fiel", uma outra que foi só piano e violão e várias do hinário não arranjados. Porém, a maioria não foi gravado. Houveram alguns problemas de som. Pois algumas coisas foram feitas de últimas hora, então acabou a bateria da filmadora, de modo que as demais foram gravadas no celular. Além disso, o mic da filmadora não foi configurado para captar som ambiente, mas para focalizar som próximo, ai o som ficou bem opaco e sumido. Os violinos e flautas não foram bem microfonados; nem a bateria e o piano bem equalizados. Não houve ensaios com a beteria. Bem, é aprimorar o que foi bom e fazer certo no que foi infeliz.

0 comentários: