Nesse último final de semana tive o privilégio de poder ouvir o poema sinfônico Don Juan, de Richard Strauss, sendo executado pela Orquestra Sinfônica de Santo André que a cada concerto me impressiona e inspira mais. A música no final da noite de sábado me levou a ouvi-la novamente na noite seguinte. Pois digo, eu não conhecia essa obra. De modo que na primeira vez eu fiquei muito perdido mas sempre impressionado.
É uma obra que numa palavra defino como belíssima. A forma como trabalhou as trompas e as cordas puxando o tema no final, fala por si. Não aquela beleza vaidosa, de luxo que nos faz lembrar o desenho da Disney; mas uma felicidade e deleite total diante de uma natureza, da vida, do amor. Por isso é tão inspirador para o animo, me faz considerar como a versão de Strauss da ode à alegria.
Não se compara a ouvir ao vivo, de ter suas células impactadas pela coluna de ar e timbre das trompas, tímpano, violinos; mas até que gostei bastante dessa interpretação que encontrei para download.
Download