28 janeiro 2011

Air on the G String - J. S. Bach

Esta ai a melhor interpretação que já vi da famosa "Air" do Bach, com a fila de Berlim. Infelizmente, só podemos apreciar um trecho da música, para ver o resto, são 2 euros. É uma música que faz juz ao ditado de que Bach é o quinto Evangelho.

23 janeiro 2011

Heifetz - Concertos para Violino

Nessa última semana de pós-cirurgico eu não tinha a minima sanidade mental para querer ouvir música, ontem até tentei ouvir Bruckner, não deu. Apesar, que foi muito agradável ouvir o 3º mov. da 9ª do Beethoven, das duas melhores interpretações que gosto. Mas ontem a noite já estava com muita fome de música, contudo, procurando repertórios mais suaves, temáticos e espirituosos do que meramente virtuosos e imponentes, pesados (que é preciso de muita disposição para ouvir, como Bruckner, Mahler...). Nessa busca, encontrei esse album no PQPBach, alguns concertos para violino, entre eles, um dos compositores que mais admiro, Sibelius; aquelas melodias e harmonias singilosas, meio-melosas mas ao tempo geladas, meio campestres, mas que sempre lembra um inverno nórdico, normalmente, são recheadas de espiritualidade. Bem, baixei, e aqui estou eu, ouvindo uma interpretação que nem diria ser impectável, mas absurdamente extraordinária! Não é acima da média, é acima da alta! Esse violinista Heifetz toca violino não só com grande virtuose, mas conseguindo tirar uma tremenda espiritualidade deste.

Dedico este post ao meu amigo e pupilo Lucas Ezidrio que passou na 1ª fase do concurso da ULM para estudar Trombone Erudito.

Repertório:
Jean Sibelius (1865-1957) -Violin concerto in D minor, op. 47
01. 1. Allegro Moderato
02. 2. Adagio Di Molto
03. 3. Allegro Ma Non Tanto

Chicago Symphony Orchestra
Walter Hendi, regente

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Violin concerto No. 2 in G minor, op. 63
04. 1. Allegro Moderato
05. 2. Andante Assai
06. 3. Allegro Ben Marcato

Boston Symphony Orchestra
Charles Munch, regente

Alexander Glazunov (1865-1936) - Violin concerto in A minor, op. 82
07. 1. Moderato
08. 2. Andante Sostenuto
09. 3. Tempo 1
10. 4. Allegro

RCA Victor Symphony Orchestra
Walter Hendi, regente

Jascha Heifetz, violino

 
Download